sexta-feira, março 21, 2008

Incentivos, é tudo uma questão de incentivos

Como refere várias vezes Álvaro Santos Pereira no seu livro "Os Mitos da Economia Portuguesa", é tudo uma questão de incentivos:
.
"... as pessoas, as empresas, os governos e até as economias respondem a incentivos. Se estes incentivos estiverem distorcidos, as escolhas económicas que as pessoas tomam no dia-a-dia irão reflectir isso mesmo..."
.
Lembrei-me desta citação ao dar de caras com esta história:
.
"Divorce can be very good for (some) children. A Spanish colleague was discussing the effects of the 2004 changes in Spanish divorce law — which require only a six-month waiting period in uncontested cases and no separation of living arrangements before the divorce becomes final. " aqui

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas se este homem - Alvaro Santos Pereira - não tem credibilidade quando se pronuncia sobre a qualidade dos nossos empresários, (por nunca ter criado postos de trabalho) como é que pode ser citado (favoravelmente) quando se pronuncia sobre incentivos "empresariais" ?

CCz disse...

E...?
.
Assim, como:
* aprecio muitas ideias de Sartre e não concordo com muitas outras;
* aprecio muitas ideias de Heidegger e não concordo com o nazismo;
* aprecio os poemas de Manuel Alegre e não concordo com muitas das suas ideias politicas;
* ...
É um problema meu, sou humano, cheio de incongruências...
.
A propósito, reflectiu sobre todas as questões que lecantou sobre o número das importações?
Afinal estava de acordo comigo, não devemos olhar só para um número e não quere saber o porquê!!!
Se calhar é por isso que adoptou o nome de grifo.

ZeManL disse...

" É um problema meu, sou humano, cheio de incongruências..."

E aparentemente pouco disponível para o contraditório das suas convicções.

"Se calhar é por isso que adoptou o nome de grifo."

Dispenso-me de comentar esta frase, dado o evidente mau gosto da mesma

CCz disse...

Realmente não há contraditório que me demova desta convicção. Por que ela antes de ser racional é uma convicção. Não acredito que chamar burro ou ignorante, a quem arrisca no arranque, manutenção e desenvolvimento de empresas, seja uma solução.

Platão, o pai de todos os ditadores, defendia que os mais inteligentes, os detentores do conhecimento, ou seja, os filósofos, deviam governar a cidade. Outros, hoje, poderão responder: os engenheiros, ou os doutores, ou os brancos, ou os asiáticos, ou…

Anos depois de ter deixado a escola, aprendi algo que a escola não me ensinou: segundo Popper, a pergunta não deve ser “Quem deve governar a cidade?” mas antes, “Que forma de governo devemos ter, que permita que governos incapazes, incorrectos e maus, possam ser depostos com o mínimo de custos para a cidade?”

Assim, de igual modo, só reconheço a uma entidade, o mercado livre (não o mercado gerido das carpetes e corredores do poder político), o poder para decidir que empresas e que gestores merecem continuar ou não.

Anónimo disse...

Já percebí que tem uma citação para toda e qualquer situação, embora as mesmas não adiantem nada para o cerne da questão.

E a vida também me ensinou, que é absolutamemnte inglório dialogar com qualquer tipo de fundamentalista, independentemente da área em discussão.

Há que ter a mente aberta para outras realidades/abordagens...

CCz disse...

"E a vida também me ensinou, que é absolutamemnte inglório dialogar com qualquer tipo de fundamentalista, independentemente da área em discussão."

Quantas empresas têm problemas precisamente por isso. Porque determinadas pessoas se demitem de dar a sua opinião no lugar certo, na hora certa.

CCz disse...

Quanto à citação, tem alguma coisa contra ela? Contra o seu conteúdo?