sábado, maio 17, 2008

Nunca é tarde para aprender...

... mas ás vezes é demasiado cedo!
.
É uma máxima de Mintzberg que aprecio e a que dou cada vez mais valor.
.
Este artigo, e sobretudo a figura 2, ajuda a explicar melhor o que está em causa.
.
Quando frequentava o 10º ano de escolaridade, na disciplina de Química tive a matéria sobre a "Química Quântica". Não percebi um boi do tema! Marrei e fiz a disciplina com 5 valores.
.
Dois anos depois, na disciplina de Química do 12º ano de escolaridade, praticamente todo o primeiro período do ano lectivo foi dedicado à Química Quântica e... UAAUUUUU!!!!!!!!!!!!!!
.
Era bonito, era espectacular, era atraente, era...
.
Quando tive a matéria no 10º ano não tinha estrutura mental, não tinha passado pela disciplina de Filosofia do 11º ano, ...
.
Assim, também acrescentaria este tópico à lista inicial do artigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

A máxima de Mintzberg é diferente do que a pessoa espera. Mas quem ele?

Estou a tentar melhorar o meu blogue, e queria por links com os nomes dos blogues que visito todos os dias. Finalmente vem a pergunta:
Mande-me licenca de por no meu blogue o seu?
Compreende o que eu quero dizer?

Um abraco de um Düsseldorf chuvoso.

CCz disse...

Licença atribuída, nem precisava de peguntar!
.
Mintzberg é um professor, investigador canadiano, na área da estratégia, da gestão,...
.
Eu cada vez mais encontro situações em que reconheço que ele tem razão: Imagine o que é dar o conceito de estratégia a alunos do último ano de um curso universitário que nunca sentiram na pele a competição estratégica, e dar o mesmo tema a pessoas que lidam à 10 anos com a competição quotidiana entre empresas.
.
http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Mintzberg