quinta-feira, julho 09, 2009

Como relacionar estratégia e processos

Em Janeiro de 2008 escrevi:
.
"A revista Harvard Business Review deste mês de Janeiro de 2008 traz um artigo assinado por Kaplan e Norton “Mastering the Management System”.
.
Reparo que Kaplan e Norton, ainda não descobriram a importância dos processos de contexto, para libertar recursos, para aplicação nos processos críticos ou nucleares. Mas andam lá perto.
.
Em Setembro de 2008 escrevi:
.
"Kaplan e Norton, no seu mais recente livro "The Execution Premium - Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage", escreveram:
.
“Strategy execution requires alignment and execution of both strategic initiatives and process improvement programs…"
.
Esta afirmação faz-me alguma incomodidade... por que distinguir as iniciativas estratégicas dos programas de melhoria dos processos?"
.
Neste postal de Outubro de 2008 escrevi:
.
"IMHO nem Kaplan nem Norton ainda chegaram aqui, mas andam cada vez mais perto.
.
Estou a falar da abordagem por processos para modelar o funcionamento das organizações e fazer a ponte da estratégia até às actividades, às pessoas e às funções."
.
Ontem li o artigo "Linking Strategy to Operations: Process Models and Innovation" de David Norton e Randall Russel no número de Julho-Agosto de 2009 do Balanced Scorecard Report.
.
Os autores andam cada vez mais perto... estão cada vez mais perto de relacionar processos e execução estratégica. No entanto, julgo que ainda não chegaram ao como passar o conceito para a operacionalização.
.
Os autores escrevem no referido artigo:
.
"We sometimes use the term "AMO" to describe this phenomenon: if you focus on a problem, apply sound methodologies, and have good people dedicated to the task, sooner or later A Miracle Occurs (AMO). This is the moment when a flash of insight happens and a better way emerges."
.
É isso mesmo que andam a fazer, à volta do tema, à procura de como relacionar estratégia e processos, à espera do AMO, but IMHO ainda lhes falta um bocado.
.
Foi quando descobri como fazer essa relação que tive uma vontade de escrever o livro "Balanced Scorecard - Concentrar uma Organização no que é essencial"

3 comentários:

Ricardo Santos disse...

Excelente blog,temos utilizado os conceitos e textos para aplicação na disciplina "administração estratégica" aqui na UPIS.

Ricardo Santos , Brasília

CCz disse...

Obrigado Ricardo,

Quais são os temas mais utilizados?

Quais os que levantam mais dúvidas, ou questões, ou polémicas?

Supravizio disse...

Prezados,

No nosso blog também discutimos a questão do alinhamento entre processos e estratégia:
http://www.supravizio.com/Noticias/ArtMID/619/ArticleID/81/Organizacoes-estrategia-corporativa-aliada-processos-de-negocio-garantem-efetividade-planejamento-estrategico.aspx

boa leitura.