domingo, novembro 29, 2009

Empresas e crianças: experimentar para inovar

Esta semana apreciei, numa fábrica com 70/80 trabalhadores, aquele esforço de inovação que nunca vai aparecer nas estatísticas governamentais (BTW, sempre lideradas pelos bancos... que interessante), e ainda há quem rejeite candidaturas de empresas de calçado a apoios à inovação com o argumento de que não há inovação no calçado (textual).
.
Nessa empresa, surpreendo duas pessoas ainda numa fase artesanal, com máquinas quase ao nível dos nossos electrodomésticos caseiros, a fazer experiências, a testar diferentes parâmetros, a apreciar os resultados... ainda receei apanhar uma gripe por os ajudar a meter peças entrando dentro de uma estufa a 30ºC quando cá fora já a temperatura devia andar pelos 8/9 ºC. As pessoas e as empresas com futuro experimentam, são como as crianças, ...
.
"To use a metaphor, one could say that a successful organization is like a child. A child, like a turbulence-exposed company, is exposed to a constant flow of novelties that create uncertainty in the brain. The grand challenge for children is to make sense of everything they experience. To do so, they have to ask, think, create and test hypotheses. ‘Why?’ is the child’s golden question.
But theoretical experimentation is not enough for a child to understand the world fully. Children have to experience the realities in a more concrete sense too. ‘Does mum really mean no, when she says no? I’ve got to try!’ ‘What is this stuff – what does it taste like?’ ‘What happens if we mix these things together?’ In learning, children have to question the ‘laws’ and to find out things for themselves in order to really own the world. And the same is true for a successful company that not only wants to be a leader in the old regime, but that also wants to be around when the new regime breaks through.
Finally, a successful company also has the qualities of a good parent: (Moi ici: o papel da estratégia... por alguma razão o primeiro princípio de Deming era/é "Constância de propósito". Não serás uma barata tonta! Não agirás como um carrinho de choque!) the mother or father who provides a robust framework to rely on, guides the kids through role-modelling, and supports and even directs questions, questioning and experimentation."
.
Trecho retirado de "Scenario Planning - The link between future and strategy" de Mats Lindgren e Hans Bandhold.

Sem comentários: