terça-feira, abril 06, 2010

Campeões nacionais versus campeões escondidos

Os campeões nacionais são:
  • grandes;
  • apoiados pelos políticos;
  • conhecidos dos media;
  • têm muitos empregos;
  • têm apoios e subsídios negados ao comum dos mortais;
  • têm impostos que o comum dos mortais nem pode sonhar;
  • têm muito buzz associado;
  • o deleito dos pregadores e governantes socialistas de todos os partidos.
E quanto valor criam? E qual o valor acrescentado do investimento feito pelo país nessas benesses todas?
.
Uma ponta do véu acerca da realidade "Dez maiores exportadoras aumentam défice externo"... já passou mais de um ano e continuo à espera das contas.

2 comentários:

nuno disse...

Tenho uma dúvida para lhe colocar, apesar de ser um adepto mais ferrenho da forma como entende os negócios e da proposta de valor que defende, ontem colocaram-me "contra a parede". Então e o Japão??? é o país por excelência da criação de valor nos produtos através da constante inovação que preconiza na sua economia e em tudo o que tem desenvolvido, e no entanto, está estagnado há mais de uma década! terá chegado ao fim da cadeia de valor actual? será que a economia deles está demasiado madura??? Obrigado

CCz disse...

Boa questão caro Nuno.
.
Estou a sair de Tábua e a caminho de uma reunião em Vila do Conde, não sei se vou ter tempo para já amanhã tentar responder. Mas não fica sem tentativa de resposta.
.
E Portugal? Na década de 86 a 1999 como foi a taxa de crescimento? E porque é que já não se repete?
.
E não confunda a proposta de valor de empresas mediáticas com o grosso da coluna.
.
Conhece o artigo de Michael Porter "What is Strategy?" está lá parte da minha tentativa de resposta. O sucesso dos japoneses foi tão grande porque tinham um paradigma mais ajustado ao universo competitivo que encontraram no Ocidente (a terra dos tótós), só que na mudança da onda o seu paradigma não se ajustou suficientemente.
.
Eu não defendo uma proposta de valor... isso seria não ser resiliente, eu defendo um ecossistema de propostas de valor... já escrevi aqui no blogue sobre isso.
.
Além destes factores há a influência da questão demográfica que no Japão está mais avançado do que em qualquer outro país.
.
Voltarei ao tema