segunda-feira, junho 06, 2011

A técnica não é o principal

Confesso que ando a pensar nisto há cerca de uma semana.
.
Na minha opinião, o meu trabalho com as empresas acaba quando, entre outros, entra o pessoal do marketing.
.
Esse pessoal tem obrigação de conhecer técnicas e meios que me escapam, para criar mensagens que veiculem informações e experiências sobre a proposta de valor das empresas.
.
Só que para transmitir uma proposta de valor há que, primeiro, identificar os clientes-alvo e as experiências que procuram e valorizam.
.
No entanto, cada vez mais, sinto que muito pessoal do marketing faz o seu trabalho sem essa prévia identificação e definição, limita-se a aplicar técnicas de comunicação recorrendo à criatividade.
.
Como se trata de uma opinião pessoal pouco fundamentada tenho ficado com ela só para mim.
.
.
.
.
.
Até que descobri esta opinião:
.
"O fundador do empreendimento Quinta do Lago, André Jordan, considera o programa Allgarve um "desperdício", já que falha em transmitir uma "mensagem coerente" para fidelizar visitantes à região.
...
"É muito disperso, não tem uma mensagem coerente e não se sabe quem é o mercado-alvo do programa", considerou Jordan, frisando que, apesar de o programa "não ser mal intencionado", também "não foi bem pensado". "
.
Pois, parece que mais gente tem a mesma opinião.
.
É fundamental identificar os clientes-alvo!
.
Só a partir daí se identifica a proposta de valor a oferecer.
.
Só a partir daí se identificam as mensagens a transmitir e onde as transmitir.
.
.
Recordo sempre o desespero de um empresário que tinha um departamento de marketing que só girava em torno de um plano de comunicação anual que incluía apenas técnicas a usar, por exemplo, o envio de postais na época de Natal... não, não foi há 20 anos, foi há apenas 3 anos e na Grande Lisboa.
.
Trecho retirado de "Allgarve. "Nem se sabe quem é o mercado-alvo""

Sem comentários: