domingo, fevereiro 17, 2013

Curiosidade do dia

Não acredito na narrativa da "espiral recessiva"!
.
Tínhamos uma economia com um perfil insustentável, assente nos apoios e dinheiros do Estado e no crédito fácil e barato.
.
O que estes anos de austeridade têm feito é: 
  • reduzir os gasto do Estado (a tarefa menos bem sucedida); e
  • eliminar muitas empresas por via da quebra da procura interna (e aqui, recordando Darwin, morrem as boas e as más, vão sobrevivendo e progredindo as mais adaptáveis).
As empresas e os empresários mais adaptáveis vão seguindo o seu caminho. 
.
Os media e os políticos estão sempre a viver nos extremos: optimismo côr de rosa vs pessimismo doentio.
.
Pena que sintomas da economia real sejam esquecidos ou ignorados na vertigem da espuma que nos domina. Por exemplo: há quantos meses tivemos três, quase quatro, sectores da actividade económica a criar emprego líquido homólogo? 
.
E já agora, a ordenação é impressionantemente reveladora do que se está a passar.

4 comentários:

Zé de Fare disse...

Sim, impressiona. É o regresso do modelo de baixos salários dos anos 80. Tudo o que incorpora tecnologia está a ir embora. Pode-se dizer que não era nossa, era tecnologia estrangeira. Basta dar uma volta pelas ofertas do IEFP para se perceber que as ofertas não passam dos 500 euros mensais.

Zé de Fare disse...

e com salários de 500 euros nem a quitanda do bairro se aguenta.

CCz disse...

Não me diga que para si, bom é estar desempregado.

Zé de Fare disse...

Portanto os salários de 500 euros oferecidos por quase todas as fábricas texteis são realistas. (talvez se o dia tiver 48 horas para ter 2 empregos a tempo inteiro). O item actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares não é preocupante na estratégia de criar uma indústria própria... é tudo por experimentação! Esto ya nos es nada y se va todo al garete!