domingo, março 03, 2013

Cuidado com o destino das formigas num piquenique

Recordar o que sempre disse sobre a redução da TSU na competitividade das empresas exportadoras, por exemplo aqui :
E conjugar com o artigo "Exportadoras desvalorizam efeitos dos salários na competitividade", publicado no Jornal de Negócios de 1 de Março:
"No entanto, é quase consensual que a diminuição dos encargos com pessoal não são fundamentais para que as unidades nacionais sejam mais competitivas nos mercados externos ou exportem mais.
"No nosso caso, existem benefícios, mas não é determinante para o ganho de competitividade. Se não existisse não íamos deixar de ter o mesmo plano e a mesma estratégia. Posso dizer que o ganho é marginal", explica o CEO da empresa de mobiliário Molaflex
...
No caso da Couro Azul, unidade que fábrica revestimentos de assentos para a indústria automóvel, o presidente, Pedro Carvalho, explica que na sua empresa "a mão-de-obra representa, com os operadores gerais e quadros, não mais do que 12% da estrutura de custos. Não somos uma empresa de mão-de-obra intensiva, e essas, na maioria, já saíram de Portugal".
.
Mais radical. é o presidente da Kyaia, maior fabricante de sapatos em Portugal, e também líder da associação empresarial do sector do calçado, Fortunato Frederico, que pensa que as alterações "não foram benefício nenhum". "Acho que os salários já são muito baixos.
...
Na líder ibérica de produção de ferramentas de corte de precisão, a Frezite, o presidente José Manuel Fernandes, apesar de reconhecer que ainda não fez as contas às poupanças que vai ter com a diminuição do número de feriados, do pagamento de horas extrardinárias, ou em despedimentos. não tem dúvidas do resultado. "Não é significativo", reconhece.
...
Rafael Campos Pereira, vice-presidente executivo da AIMMAP (associação empresarial da metalurgia e da metalomecânica), junta ao argumento de Fernandes, a pressão do preço das matérias-primas e da energia "Lidamos com margens muito apertadas, que têm de ser compensadas de alguma coisa", identifica. Mas haverá uma baixa nos preços da venda de produtos no estrangeiro? "Não, mas pelo menos permite mantê-los."
A linguagem usada neste postal "Vocabulário do valor" já tem quase 2 anos e foram 2 anos em que a service-dominant logic me ensinou uma nova forma de encarar e perceber o valor. Hoje faria algumas alterações ao texto para se perceber melhor que valor está na mente do cliente e não na produção e oferta do fornecedor. No entanto, recorro a esta figura:

Existe 3 formas de ganhar mais dinheiro com uma oferta:
  • reduzindo o custo;
  • aumentando a diferenciação, que permite praticar preços mais elevados; e/ou
  • inovar no modelo de negócio
Olhem para o exemplo do calçado... é pelo custo?
Olhem para o exemplo do mobiliário... é pelo custo?
Olhem para o exemplo da metalomecânica... é pelo custo?
Olhem para o exemplo do vinho... é pelo custo?
Olhem para o exemplo da ...

O futuro não vai ser ganho a olhar para o umbigo e a conquistar clientes à custa de uma melhor arrumação interna das cadeiras.


Sem comentários: