sábado, abril 06, 2013

Uma minoria com potencial para fazer a diferença.

Começando por este postal "Curiosidade do dia" e a sua figura inicial:
E, por este comentário:
"Se é difícil aceitar esta simples ilusão imagino como deve ser no "campo de batalha", convencer clientes, administradores, gerentes, etc... desta questão do valor.
Como é que se desbloqueia o Paint cerebral para comparar as cores do valor?
Tens de saber que existe um Paint cerebral.
Tens de saber que existe uma ferramenta "borracha".
Tens de querer apagar todos os quadrados menos aqueles que te interessam.
Tens de te sentar e encostar bem à cadeira quando aceitares que os quadrados são exactamente iguais."
Esta semana trabalhei com uma empresa num projecto para lançamento de uma nova marca no mercado. A reunião começou com a referência a micro-marcas, marcas para nichos, que se vendem a 700 euros o par e, terminou, já à porta da empresa a falar da invasão literal que Felgueiras está a ter de representantes de importadores que querem fazer sapatos em Portugal a 12 euros a unidade à saída da fábrica.
.
Neste sítio, eu tento focar-me nos quadrados A e B e abstrair-me de tudo o resto para conseguir convencer o meu cérebro de que A e B são iguais, perante a imagem completa... às vezes parece que consigo... por breves instantes.
.
Voltando ao projecto da nova marca, o exercício de convencimento passa por perceber o que outros estão a fazer, para mostrar que não é impossível. Passa por auto-disciplinar a mente, não estamos a falar de uma marca para acudir a uma necessidade, estamos a falar de uma marca para participar num sonho, para alimentar uma paixão (a conversa do almoço da última terça-feira). Daí, passamos a concentrar-mo-nos na "persona" que vai usar o artigo: Quem é? Que paixão é essa? Quem a influencia? Que locais frequenta? Em que circunstâncias usa o produto? O que sente e experiencia ao usar o produto? Não é para calçar os pés, para isso, pode ir à feira de Estarreja ao Sábado e comprar uns sapatos muito baratos nos ciganos.
.
Como dizia alguém, julgo que no tal almoço de terça-feira, o problema é que a maior parte dos decisores não tem a paciência estratégica para fazer o caminho, quer logo "dar o golpe" e passar para a frente da fila... e como se constrói a autenticidade?
.
Apelar à tradição com um "since 2013"?
.
Sistematicamente, em velocidade de cruzeiro, a mente da maior parte das pessoas nas empresas está formatada para pensar que satisfaz necessidades, que compete num mercado homogéneo onde tudo é fungível (ganhei o gosto pela palavra) e, quando encontro um gestor ou um empresário que, por vontade própria, quer ver-se a produzir para servir mais do a satisfação de necessidades, o meu coração bate de uma forma diferente porque sei que essa pessoa pertence a uma minoria com potencial para fazer a diferença.

2 comentários:

Bruno Fonseca disse...

percebo muito bem o que refere.
há algo que não deve ser subestimado nesse processo. para criar uma marca, daquelas que valem 700EUR o par, tão importante como a qualidade, como o projecto, como ter uma marca apelativa, como o marketing, é mesmo a vontade do empresário.

o empresário só consegue, especialmente no mercado dos sapatos, manter-se fiel a tal projecto se for mesmo dedicado, se ambicionar chegar a esse nível. porque caso contrário, ao primeiro revés sucumbe à produção massiva de sapatos a 12 euros o sapato.

no sucesso de uma empresa, por norma, tão ou mais importante que o projecto ou o produto, é mesmo o líder. há pessoas que se percebe logo que vão triunfar, e outras que mesmo com todos os ases não arriscamos prognósticos.

para quem quer criar uma marca de sapatos para vender cada par a 700EUR, é preciso ter uma visão de longo prazo. de muito longo prazo.

continuação de um bom trabalho!

notes disse...

Bruno e Ccz, é mesmo isto!

Voltando à metáfora dos quadrados ainda temos de ouvir a desculpa que os outros quadrados são muito brancos ou muito pretos, ou que a sombra nunca pára quieta, que o cilindro é um malandro, etc...

Série de posts fantásticos, keep it up!