terça-feira, junho 04, 2013

Mais um exemplo de um campeão escondido

Mais um exemplo dos campeões escondidos, os campeões anónimos que não vão em cantigas de mini-saia e, agarrando o touro pelos cornos, constroem o seu futuro. E ao construírem o seu futuro, contribuem para o nosso futuro colectivo, a Móveis Cácio:
"Para crescer, a Móveis Cácio decidiu diversificar mercados e dedicar-se à exportação. Design, formação e investimento em tecnologia são os pilares da estratégia da empresa de Paredes.
.
O mercado francês não tem segredos para a equipa da Móveis Cácio, habituada a ex­portar 50% da produ­ção para França, mas ver um ambiente de sala de jantar criado e produzido em Pare­des ganhar o prémio de melhor produ­to na Feira Internacional Esprit Meuble de 2012, em Paris, merece, mesmo assim, lugar de destaque no currículo da empresa.
...
Com a carteira de encomendas cheia para os próximos quatro meses e a capacidade de produção ocupada a 100%, a empresa subcontrata no concelho componentes para as suas cadeiras e mesas.
...
Na viragem do século, a estratégia de crescimento e diversificação de clientes colocou-a na rota da internacionalização. Foi um processo que obrigou a equipa a participar em feiras internacionais, estudar tendências nos diferentes mercados, conhecer as medidas certas para cada país, encontrar agentes, fazer parcerias, investir. E, 14 anos depois, 100% da produção são exportados para 1500 clientes de 11 mercados, da vizinha Espanha à França, Bélgica, Holanda, Suiça ou Luxemburgo, mas também para os EUA, China ou Singapura.
...
Habituada a criar duas colecções por ano, a equipa de 95 pessoas da Cácio trabalha 120 referências de mobiliário em simultânea e produz anualmente 40 a 50 mil peças. Em 2012 facturou €10milhões, mais 10% que no ano anterior. Em 2103 espera crescer 17%. Desde 2003 duplicou a faturação.
...
"Os clientes exigem cada vez mais resposta rápida e começamos a não ter capacidade de satisfazer novas encomendas" explica o gestor, a trabalhar com uma equipa interna de três designers, além de várias parcerias com designers de diferentes países para garantir, sempre, o respeito pelo gosto local."
Interessante também a forma como o empresário vê o efeito do investimento do IKEA na Swedwood, fez-me logo lembrar o Bruno Fonseca e o efeito spill-over da Renault em Cacia, da Autoeuropa e ...

Trechos retirados de "Móveis premiados" publicado no semanário Expresso de 1 de Junho passado.

3 comentários:

Bruno Fonseca disse...

boas!

chamar "campeão escondido" parece-me um pouco exagerado, não que não seja um campeão, mas porque não é propriamente "escondido". se não me engano é uma das 10 maiores empresas de mobiliário do país, se não contarmos com as multinacionais.

em relação ao Ikea, parece-me que existe claramente um efeito spill-over.

o caso mais concreto talvez seja a Autoeuropa. ao trazer a indústria de componentes, de uma forma geral, toda a gestão industrial em Portugal beneficiou. houve uma evolução tremenda, em grande medida porque conceitos novos foram introduzidos nos fornecedores, e que com a mobilidade de empregos, a pouco e pouco, foram passando.
aliás, quando uma multinacional sai, por norma, as empresas do país beneficiam bastante em termos de recursos humanos.

a Quimonda quando faliu, foi uma corrida quase por muitos dos quadros, que trouxeram muito know-how para PME's que as fizeram evoluir. a principal "dávida" que deixou a Quimond em Portugal foi mesmo quadros valiosos, ambientados a falar várias línguas, a trabalharem com SAP, com espirito e mentalidade de multinacional.

em relação ao mobiliário, seguramente que muitos conceitos de produção foram já absorvidos pelas PME's do sector. até pelo efeito de vizinhança, e de famílias trabalharem no mesmo sector em várias empresas

ps. admito alguma dificuldade em perceber o conceito que por vezes empresa de "campeão escondido". quando fala na Cácio, fala numa das 3 maiores fabricantes de móveis da zona da Rota do Móvel (curiosamente, as maiores empresas do sector estão em Santarém e Coimbra). ou quando fala na OLI, por exemplo, fala no segundo maior produtor europeu que tem 50% do capital italiano.

vejo mais como um "campeão escondido" a empresa de Coimbra que faz máquinas. mas esses campeões só fazem sentido se evoluírem e ganharem clientes, ganharem escala, até porque enquanto não trabalharem para clientes alemães, franceses, etc, não vão conseguir evoluir na cadeia de valor, creio eu~~

bem haja!

Bruno Fonseca disse...

já agora, também seria um exercício curioso analisar a estratégia seguida por PME's que trabalham com grandes clientes, assegurando flexibilidade produtiva a multinacionais de bens de consumo, como sejam a IKEA ou a INDITEX.

se analisarmos, empresas como a Almas Cerâmica ou a Aquinos têm tido uma evolução a todos os níveis espantosa devido, em grande medida mas não apenas, a contratos firmados com o IKEA. a subida na cadeia de valor foi através da criação de uma fábrica que trabalhará na maioria para a empresa sueca.
outro exemplo público é Polopiqué, que transformou-se na maior empresa de vestuário do país, em grande medida trabalhando com a Inditex. a subida na cadeia de valor passou por incorporar empresas falidas em sectores nos quais eles subcontratavam, conseguindo ganhos consideráveis, com uma melhor gestão industrial e financeira. aliás, é uma empresa que tem recrutado gente a empresas têxteis exactamente para recolher o know-how que eles não dominam. é um processo ao contrário do habitual. em vez de especializar num momento único, estão a tentar integrar a maior parte da cadeia de valor. aliás, neste momento estão até com um projecto para produzir algodão em Moçambique, junto com outras empresas portuguesas do sector.

é uma evolução curiosa, e que foge daquilo que hoje é regra.

bem haja!

Bruno Fonseca disse...

já agora, só para terminar, o administrador da empresa refere que na viragem do século a empresa apostou em diversificar mercado, foi a feiras, procurou parceiros, INVESTIU.

felizmente a empresa teve essa capacidade porque tinha já alguma dimensão. se facturasse 1 milhão de euros, ou 2, seria simplesmente impossível conseguir este feito em tão pouco tempo. é necessário ter capital e massa crítica. e nisto acho que sei do que falo, porque vejo empresas com qualidade, que facturam cerca de 1 milhão de euros, e têm muita dificuldade porque ir a uma feira é uma pequena fortuna, e ter lá um comercial dedicado ainda mais.

um bom exemplo é a Viriato, de Paredes. vi na altura uma reportagem, em que o administrador actual faz uma viagem pela Europa a visitar fábricas. e quando chega a Portugal diz ao pai que o melhor é deitar a maquinaria toda fora, que tinham que mudar tudo ou não teriam futuro. e felizmente tinham capacidade financeira para isso, e os bancos apoiavam. se fosse nesta altura, ou se a empresa não tivesse já alguma dimensão, nunca seria o que é hoje.

mais uma vez a questão de existir uma dimensão "mínima"