segunda-feira, agosto 12, 2013

... se baseassem os seus preços no valor percepcionado pelos clientes

Mais uma boa notícia, "Exportações têxteis portuguesas sobem 1% até junho".
.
Contudo, fica um travo ligeiramente amargo na minha boca.
.
Esta mesma notícia se fosse há dois meses deixar-me-ia muito contente; no entanto, agora... deixa-me meio desconcertado.
.
Há cerca de 2 meses comecei a pensar em como conciliar os bons resultados das exportações do sector do calçado, com o facto de o sector, tirando algumas honrosas excepções, não estar a verdadeiramente a ganhar dinheiro. Até me surpreendi com a quantidade de empresas que vivem da subcontratação, que vendem minutos, e que estão a passar um mau bocado, totalmente descapitalizadas.
.
2 meses depois tenho uma explicação, uma explicação que me faz olhar para os números e, não ver só os números actuais mas também pensar nos números que podiam ser.
.
Recordar:
Fico a pensar na quantidade de dinheiro que as PMEs deixam em cima da mesa ao basearem os seus preços nos custos e na concorrência...
.
Fico a pensar na quantidade de dinheiro extra que as PMEs poderiam ganhar se baseassem os seus preços no valor percepcionado pelos clientes.

4 comentários:

Bruno Fonseca disse...

o sector têxtil é muito complexo. muito complexo mesmo.


a "boa noticia" do crescimento de 1% nas exportações, para mim, é negativo. houve um crescimento de 3% nas matérias primas, e na venda, o aumento foi de apenas 1%. portanto, acho que é claro que há uma deterioração.

além disso, o principal aumento foi no sector têxtil-lar, e verifica-se um aumento para os EUA. para quem conhece mais ou menos, sabe bem que os EUA são um excelente mercado, contudo, MUITO susceptível às variações cambiais. conheço casos de empresas bem reconhecidas que sofrem imenso com alterações cambiais com os EUA.

por último, o crescimento sentido nas exportações para outros mercados, esconde a queda nos mercados "tradicionais", especialmente Espanha, o que me parece contra-senso. Portugal é neste momento um dos principais fornecedores da indústria espanhola Inditex, Bimba&Lola, El Corte Inglés e CorteFiel), e existia uma tendência de crescimento para esse mercado, que me parece agora estagnado, dado não ser referido no artigo.

em relação à subida na cadeia de valor, as grandes marcas internacionais têm departamentos de procurement muito sofisticados, já são eles muitas vezes a comprar a matéria prima e a colocá-la na empresa, portanto, é uma questão apenas de aceitar ou não.
é um mercado extremamente concorrencial, e continuo na minha, um sector está bem quando estão a haver investimentos (como no caso do calçado), e no têxtil, contam-se pelos dedos da mão!

CCz disse...

Talvez ajude a compor a imagem do que aconteceu às exportações têxteis para Espanha:

http://www.modaes.es/entorno/20130814/los-precios-de-la-moda-registran-en-julio-la-mayor-caida-en-tres-anos.html

CCz disse...

http://www.modaes.es/entorno/20130815/la-facturacion-de-la-industria-textil-encadena-dos-meses-a-la-baja-con-una-caida-del-9-en-junio.html

CCz disse...

http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/42732/xmview/2/NoticiaID/42732/Default.aspx