terça-feira, outubro 15, 2013

ISO 22301

Nem de propósito, agora que o espectro da saída do euro é cada vez mais real, ontem comecei a estudar, a pedido de um cliente, a norma "ISO 22301 - Societal security -- Business continuity management systems -- Requirements"

1 comentário:

Unknown disse...

Passa muito por estar muito atento às oportunidades de negócio que o fim do euro irá permitir.

Exitem contudo 4 cenários muito diferentes.

1º saída negociada e ordenada do euro, com linhas de crédito de apoio por instituições nacionais para limitar ao máximo as inconvenências para cidadãos e empresas. Os importadores para o mercado interno deverão procurar alternativa de negócio, e fornecedores alternativos, mesmo que temporáriamente.

2º Saida ordenada do euro não negociada. Os períodos de limitação de transferência para o exterior e o fecho de fronteiras à importação de bens será maior que o previsto em cima. Fora isso similar ao 1º, mas a melhoria no consumo e o crescimento serão mais rápidos.

3º Saida desordenada, provocada ou por expulsão, bancarrota ou revolução interna, periodos de grande instabilidade até um máximo de 3 meses, falta de liquidez à vista (numerário) e mudanças constantes nas políticas monetárias, com o exterior, e entre partidos e parceiros sociais. Há que manter muita paciência. Passados 5 meses já deve ter voltado tudo ao normal, o crescimento será até muito maior e mais rápido do que nos casos 1º e 2º.

4º Implusão do euro, com uma probabilidade enorme da maioria dos países não ter qualquer plano de contigência a tempo. As tensões serão enormes por um período superior a um ano, possível falência de todas as instituições europeias, e com grandes dificuldades das instituições nacionais as recuperarem (Direito internacional inconclusivo). O crescimento pode nem vir passado um ano. Esperam-se grandes retaliações por parte de países exteriores à UE quanto a quem exigir o valor das reservas em euro no exterior...