quarta-feira, janeiro 22, 2014

Curiosidade do dia

Há tempos, durante uma volta de bicicleta ao final do dia, ouvi mais um trecho de "Future Perfect".
.
Ouvi a história da criação da Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) em 1754.
.
Os têxteis ingleses já dominavam pela sua qualidade e superioridade; contudo, para certas cores, vermelho, por exemplo, tinham de atravessar o mar e ir a uma operação de tingimento nos Países Baixos, que tinham a matéria-prima e dominavam a operação e cor.
.
Onze homens, preocupados com o problema, resolveram criar um prémio para quem aparecesse com uma solução que pudesse ser aproveitada pela comunidade, para iniciar a produção do corante em Inglaterra. Por isso, no início era conhecida como a "sociedade dos prémios".
.
Claro que a solução foi encontrada e abriu as portas para o sucesso do têxtil em Inglaterra.
.
.
Lembrei-me logo das histórias que o Gabriel Silva conta sobre o rol de coisas em que o Porto foi pioneiro em Portugal, por conta dos burgueses da cidade, sem necessidade de dinheirinho do papá-Estado.

2 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Na adolescência contestamos os pais, aqueles que nos criaram, e queremos afirmar-nos independentes deles. Na idade adulta percebemos o quanto devemos aos pais e o quanto temos a ganhar por nos ajudarmos uns aos outros.

Os exemplos dos ingleses e americanos são fabulosos: a superioridade dos seus impérios foi sempre conseguida porque tinham estados que faziam muito do que era preciso e que não podia ser feito por empresas. E ainda hoje é assim.

Paulo Peres disse...

Primeiro caso de Open Innovation da história? hehe