segunda-feira, maio 26, 2014

Acerca da ISO / DIS 9001 (Secção 4 - parte I)

Sessão 4 - Contexto da organização
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4.1 - Compreender a organização e o seu contexto
A organização deve determinar, monitorizar e analisar, os temas internos e externos que são relevantes para o seu propósito e direcção estratégica e, afectam a capacidade de atingir os resultados pretendidos
4.2 - Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas
A organização deve determinar, monitorizar e analisar, as partes relevantes para o sistema e os seus requisitos
4.3 - Determinação do âmbito do sistema de gestão
Que produtos e serviços estão incluídos no âmbito e justificação de qualquer exclusão
4.4 - O sistema de gestão da qualidade e os seus processos

Isto faz todo o sentido, não sei se faz sentido para o âmbito de uma norma como a ISO 9001.
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Em 4.1:

  • Qual o propósito da organização?
  • Qual a direcção estratégica?
  • Análise PESTEL e SWOT
Em 4.2:
  • Quem são as partes interessadas?
  • Qual é o ecossistema da procura?
  • O que é que cada um procura e valoriza?
Em 4.3:
  • Qual o âmbito do sistema?
Em 4.4:
  • Qual o modelo da organização, com base na abordagem por processos, que vamos manipular para atingir os objectivos?
Continua.




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