domingo, dezembro 07, 2014

Ter razão antes do mainstream é tramado

Ter razão antes do mainstream reconhecer que é o certo... é um azar danado!
.
A resposta à pergunta: Qual foi o melhor ministro socialista, segundo o autor deste blogue? (a pergunta correcta seria antes "qual o menos mau?" mas adiante)
.
.
.
A resposta está nos arquivos, um ministro quase tão mal visto pelo seu próprio partido (julgo que era independente) como pela oposição: Jaime Silva, ex-ministro da Agricultura. Prova aqui: "Comandar o destino" (Outubro de 2009)
.
Em Maio de 2008 este blogue defendia um ministro socialista de Sócrates contra a oposição e contra os próprios socialistas em "Pensamento estratégico"
.
Em 2010 o discurso dos coitadinhos, o discurso dos agricultores-funcionários-públicos-encapotados da CAP ainda dominava o mainstream "Na direcção certa".
.
Hoje, apesar dos socialistas do CDS que ocupam a pasta da Agricultura, e que tanto criticavam Jaime Silva, assistimos ao triunfo da estratégia por ele apoiada no ministério da Agricultura, recordo o que se escrevia então:
""Diospiro, figo kiwi, baga de sabugueiro e flores de ar livre são produtos considerados estratégicos para Portugal pelo Ministério da Agricultura.[Moi ici: O quanto o ministro foi atacado, criticado e gozado por causa disto]
...
"Questionado pelo Expresso, o Ministério da Agricultura explicou, por escrito, que "as fileiras estratégicas são aquelas que, tendo elevado potencial de desenvolvimento sustentado, associado a factores de mercados (competitividade), climáticos, ambientais e naturais, se encontram num nível de aproveitamento insuficiente face às suas potencialidades.""
Ontem, li que a ministra da Agricultura disse "Cristas quer colar a Portugal o rótulo de país da "joalharia da agricultura"".
.
Alto e pára tudo!
.
Joalharia?!
.
Segundo a wikipédia: Joalharia é a arte de produção de jóias que envolve todos os aparatos ornamentais, tipicamente feitos com gemas e metais preciosos.
.
Ou seja, uma metáfora para significar que o que a agricultura produz é algo de precioso, é algo de valioso. Para ser valioso, tem de ser escasso...
.
Eheh Jaime Silva deve estar a rir-se com as voltas que o mundo dá:

Esta semana tive o gosto de moderar um debate em Paredes, ao meu lado esquerdo estava um produtor de framboesas. Durante a minha preparação para o debate li:
"Portugal é um país com algumas características muito boas e que se aplicam na perfeição ao cultivo de framboesas: muito sol e muito frio. O sol e o calor são necessários para o amadurecimento, que vai influenciar em larga escala a qualidade das framboesas. Já o frio que temos no Inverno proporciona o choque térmico, o que influencia a durabilidade e consequentemente também a qualidade do produto. Desta forma conseguimos produzir em épocas do ano em que o Norte da Europa não consegue, por lá ser demasiado frio nessas alturas."
O que me escapou na altura e que a metáfora da ministra Cristas apanha muito bem é este ponto "A marca Portugal".
.
Joalharia porque é escasso, produzimos quando os outros ainda estão com neve. E escasso porque não é massificado...
.
Massificação é o resultado da procura da eficiência a todo o custo e resulta até deixar de resultar. Como o restaurante que é tão famoso, tão famoso que deixa de ser frequentado.
.
ADENDA: A verdade cientifica é uma ilusão.


1 comentário:

CCz disse...

Uma das socialistas-mor do governo a aprender coisas decentes:

http://economico.sapo.pt/noticias/sao-os-agricultores-que-tem-de-decidir-quais-sao-os-sectores-estrategicos_208622.html