segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Acerca do investimento (parte V) e custo da oportunidade

Parte I, parte II, parte III e parte IV.
.
Mais exemplos da mudança em curso no país "Clientes estrangeiros pressionam produtores de frutas e legumes a aumentar produção":
"Os produtores de frutas e legumes vão aumentar as áreas de produção em 2015 para responder aos pedidos de clientes estrangeiros. A expansão do terreno para cultivo chega, em alguns casos, a quintuplicar e há planos de investimento na produção de mirtilo, cebola, alhos ou uvas."
Reparar que se trata de um perfil que nada tem a ver com aquilo de que a CAP falava e defendia.


A propósito do que escrevem no artigo sobre os alhos, 90% do alho consumido em Portugal é importado, por acaso há pouco tempo, reparei num Continente que os alhos bonitos que ia comprar eram chineses. Pára tudo! Alhos made in China!? Nem pensar. Lá encontrei outros, franceses ou marroquinos e, só por fim é que encontrei uns, com a pior embalagem e o pior aspecto, cheios de casca seca a desfazer-se e a separar-se... nem reparei no preço, escolhi-os. Convenci-me que o pior aspecto era da rusticidade do produto e sinal de pouca engenharia de "mar del plastico".
.
BTW, este artigo é um bom exemplo de como a noção de custo de oportunidade é difícil de perceber. Conseguem perceber o problema da jornalista com o facto de se apostar em culturas para exportação em vez de substituir importações?
.
Quer que se siga o manual da CAP e produzir cereais a preços não competitivos?

5 comentários:

João Pinto disse...

Onde é que está o artigo sobre os alhos, Carlos?

Pode fazer uma hiperligação?

Há mais dados sobre a competitividade de Portugal nos alhos?

CCz disse...

Está no próprio texto citado, em
"Clientes estrangeiros pressionam produtores de frutas e legumes a aumentar produção":

João Pinto disse...

Obrigado, CCZ

Pensei que houvesse um artigo específico para os alhos.

O CCZ não tem nada (algum artigo, por exemplo) sobre os alhos portugueses. Isto porque tenho um familiar que está interessado em investir nos alhos e gostaria de lhe fazer chegar alguns dados.

Não sei até que ponto (pelo menos, tenho algumas dúvidas) somos competitivos nos alhos.

Se me puder ajudar, agradeço

CCz disse...

Não, não tenho nada sobre os alhos.

No texto referem o caso das cebolas. Depreendo, do texto, que agora somos competitivos. Há 7 ou 8 anos coloquei no blogue foto do Lidl onde tinha encontrado cebolas da Nova Zelândia. Tal como as cebolas, se calhar existem variedades de alho mais competitivas para o clima português

CCz disse...

http://yahoonewsdigest-intl.tumblr.com/post/111236203422/australians-get-hepatitis-a-from-chinese-berries