segunda-feira, abril 27, 2015

Acerca da evolução da competição (parte II)

Quando em "Acerca da evolução da competição" escrevi:
"Em próximo postal voltarei a Favaro e à minha reflexão pessoal sobre a evolução da estratégia."
Ainda não tinha lido "Terroir" de Seth Godin:
"Heinz ketchup has no terroir. It always tastes like everywhere and nowhere and the same. A Dijon mustard from a small producer in France, though, you can taste where it came from. Foodies seek out this distinction in handcrafted chocolate or wine or just about anything where the land and environment are thought to matter.
.
But we can extend the idea to you, to your work, to the thing you're building.
...
It's not like anyplace else. It's not like everyplace else.
...
Consistent doesn't mean, "like everybody else."[Moi ici: Cá está o ponto que eu critico na Qualidade, a demasiada concentração na normalização]  Consistent in this case means, "like yourself." If we took just one drop of your work and your reputation and the trail you leave behind, could we reconstruct the rest of it?
.
The pressure on each of us to fit in, to industrialize, to be more like Heinz--it's huge. But to do so is to lose the essence of what we make."
Terroir é uma palavra que o meu pai me ensinou acerca dos vinhos e da sua diferenciação... é uma palavra que vai ficar a fazer parte do léxico deste blogue e do meu trabalho. O que eu pensava acerca das palavras de Favaro, reforçado com o texto de Godin é o que relato aqui "O meio pode albergar posições intermédias viáveis".

2 comentários:

Miguel Barbot disse...

Ehehe... excelente. Tinha guardado este texto do Seth para mostrar a uma cliente com a qual me debato todos os dias sobre a importância do... terroir no negócio dela.

Grande abraço, Carlos.

CCz disse...

Um abraço Miguel,
.
É preciso fazer com em Estalingrado na II Guerra Mundial, converter empresa a empresa, empresário a empresário, a passar do século XX de Metropolis e Magnitograd para o século XXI onde "we are all weird", e a escala não reina.