quarta-feira, julho 08, 2015

Como se ganha pricing power?

Reparem no título "Starbucks Raises Prices Despite Declining Coffee Costs", ou neste outro "Starbucks is hiking prices, again".
"The Seattle company, like other coffee purveyors, often raises prices for its products when coffee prices increase, but the latest move comes despite a decline of about 42% in Arabica futures prices from a peak late last year."
Por que é que a Starbucks consegue aumentar os preços, várias vezes, apesar da descida dos custos da matéria-prima?
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Acham que uma PME típica pode justificar um aumento de preço com um aumento dos seus custos? Poder pode, mas qual é o resultado? Insatisfação dos clientes!!!
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Como é que uma Starbucks consegue aumentar preços?
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Porque pode!

Preço não tem relação matemática com os custos, apesar do que digam os economistas.
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Como se ganha pricing power?
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Com diferenciação e oferecendo propostas de valor percebidas como superiores pelos clientes.
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Com estratégia...
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Pois, o que é que a sua empresa está a fazer para ganhar pricing power? Nope, não olhe para dentro, olhe para fora!

2 comentários:

J H P disse...

Caro CCz,

Não descurar os efeitos do "funny money" vindo da FED a puxar preços dissimuladamente por aí acima (curiosamente, o Robert Wenzel, do economicpolicyjournal.com, mencionou isso mesmo, a propósito desta notícia).

(btw, parabéns pelo blog!)

JHP

CCz disse...

Obrigado

Sim, bem lembrado!