terça-feira, dezembro 08, 2015

Curiosidade do dia

A propósito de "Sector das matérias-primas cai mais de 5%".
.
Vejamos este paraíso:
O comércio global aumenta, o comércio marítimo aumenta, o preço do frete marítimo aumenta, os lucros dos grupos de navegação aumentam e o endividamento baixa.
O aumento do comércio global leva a um aumento do consumo de commodities, o que leva a um aumento da cotação mundial do aço.
Aumento da cotação mundial do aço, conjugada com o aumento do lucro e a diminuição do risco de endividamento dos grupos de navegação leva a um abate dos navios mais velhos, o que leva a controlar o número de navios em actividade e a fazer pressão extra nos preços dos fretes marítimos.

O baixo risco dos grupos de navegação, a cotação elevada do aço e a perspectiva de que o volume do comércio continuará a crescer a um ritmo interessante, levam a financiamento fácil e barato, aproveitado para construir navios cada vez maiores, com custos unitários de transporte mais baixos e com o abandono de portos mais pequenos sem possibilidade de servirem os navios grandes.
.
Agora, imaginem que o rastilho se apaga...
.
Imaginem que o comércio global diminui...
.
O consumo de aço cai e a sua cotação também... deixa de ser rentável abater navios velhos, logo, deixa de haver controlo do número de navios em actividade. Simultaneamente, a procura por fretes marítimos cai, os preços dos fretes caem, os lucros desaparecem e o endividamento dispara... e começam as movimentações para mais consolidação entre os grupos de navegação.
.
Apreciar o filme com base em:




2 comentários:

CCz disse...

http://www.publico.pt/economia/noticia/empresas-de-transporte-maritimo-na-china-reduzem-velocidade-para-cortar-custos-1718489

CCz disse...

http://www.telegraph.co.uk/finance/12149539/Maersk-profit-plunges-as-its-oil-and-container-units-both-suffer.html