quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Ainda acerca do desemprego

Ontem, chamei a atenção para o facto de há seis meses consecutivos o desemprego medido pelo IEFP estar a crescer:
"Há seis meses consecutivos que o desemprego medido pelo IEFP está a subir. A última vez que tivemos 6 meses consecutivos com o desemprego a subir foi em 2013."
 Haverá alguma relação com isto (1):
"Em janeiro, o número de empresas insolventes em Portugal cresceu 15,8% face ao mesmo mês de 2015, confirmando a tendência de crescimento sentida desde junho do ano passado.
...
No indicador de insolvências, a nota foi de crescimento em janeiro de 2016, mês em que se registaram 689 empresas insolventes em Portugal, numa subida de 15,8% face ao mesmo mês de 2015."
E com isto (2):
"A constituição de novas empresas caiu 10,1% em Janeiro, enquanto o número de empresas insolventes aumentou 15,8%, face ao mesmo mês de 2015, mantendo a tendência iniciada em Junho do ano passado, segundo a IGNIOS." 
(1) - Trechos retirados de "Insolvências de Empresas em Portugal | janeiro de 2016"
(2) - Trecho retirado de "Janeiro trouxe menos novas empresas e mais insolvências"

BTW, nesta altura em que a restauração vai ser privilegiada com a redução do seu IVA (3):
"Também a constituição de empresas mostrou uma performance menos animadora no início do ano, com 4077 empresas criadas em janeiro, ou seja, menos 10,1% do que no mesmo mês de 2015. Em termos setoriais, o único aumento relevante em termos homólogos foi na área do alojamento e restauração."
(3) - Trecho retirado de "2016 começa com menos criação de empresas e mais falências"

BTW II, mais gente a querer contribuir para o tão desejado regresso do FMI a Portugal:

Estas coincidências cheiram-me sempre a orquestrações de um puppet-maker com uma playlist interesseira. No mesmo dia, em três jornais diferentes, o mesmo choradinho: o Estado tem de nos arranjar trabalho!

Sem comentários: