quarta-feira, julho 06, 2016

Um exemplo da diversidade do mercado

A propósito de "Bicafé ganha guerra judicial à Nestlé" recomendo a leitura descontraída dos comentários. É interessante perceber como os diferentes segmentos abordam e percepcionam o tema:

  • o que compra a máquina da Nestlé mas não quer sentir-se prisioneiro da marca;
  • o que reconhece que o café Nespresso é melhor mas prefere comprar café ao quilo por causa do preço;
  • o que valoriza a pegada ecológica;
  • o que enche as cápsulas em casa à mão por causa do preço;
  • o que odeia a Nespresso e compra no Lidl;
  • o que reconhece que a Bicafé não tem um café melhor que a Nestlé mas opta pela primeira por causa do preço;
  • depois, entra o connaisseur que usa um certo tipo de café da Delta, moído em máquinas antigas e que é superior em sabor a todas as marcas;
  • e aí a coisa descamba para o ataque à qualidade da Bicafé;
  • seguido do ataque à Nespresso para valorizar o sabor da Delta.
O mercado dos produtos e serviços da sua empresa é assim, há grupos que nunca vão gostar da sua oferta e outras que a vão valorizar. O importante é não querer ser tudo para todos e recordar "Assim, talvez ter inimigos entre os clientes ou ex-clientes seja bom sinal". Quem são aqueles clientes que estão dispostos a valorizar a sua oferta? Onde compram? Que mensagens os cativam? Quem os influencia?

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