quinta-feira, agosto 11, 2016

Façam as contas comigo

Façam as contas comigo, por favor

Quando é que o euro entrou em circulação? A 1 de Janeiro de 2002.

Analisemos então os números das exportações de bens e serviços de vários países desde 2002 até ao ano mais recente possível. Para isso precisamos de uma fonte de informação o mais uniforme possível, com a menor discrepância de critérios possível.

Tomei como fonte fidedigna, Federal Reserve Bank of St. Louis. Uma fonte única com informação até 2014 relativamente a vários países que quero comparar a nível da performance das exportações.

As exportações de bens e serviços em 2002 serão a nossa base 100. Os valores são anuais e sem ajustes da sazonalidade

Comparando 2002 com 2014 temos:
A Rep. Checa, como antigo país comunista, pertence a um campeonato completamente diferente, partiram de uma base tão baixa que simplesmente não são comparáveis com o resto do universo. Podem acrescentar a Polónia e a diferença seria de 346, ou a Hungria com 287, por exemplo. Se acham que a diferença é por causa de não terem o euro como moeda e não por causa de serem ex-comunistas, podem acrescentar o caso da Eslováquia com uma diferença de 323, apesar de ter o euro como moeda.
.
Os números do Federal Reserve Bank of St. Louis não serão perfeitos, por exemplo, os dados das exportações de bens e serviços portugueses em 2002 e em 2013 não coincidem com os valores do Pordata. No entanto, a diferença parece ser no mesmo sentido e, assim, anular-se quando se faz a comparação.
.
Que dizer do desempenho português?
.
Que dizer da opinião que os media, os políticos e os académicos transmitem acerca do desempenho do sector exportador português? 
Que dizer da opinião que os media, os políticos e os académicos transmitem acerca do efeito de termos moeda forte no desempenho do sector exportador português?
.
Que conclusões tiram acerca da preparação dos media, políticos e académicos quando falam de exportações portuguesas?


Sem comentários: