terça-feira, agosto 29, 2017

Curiosidade do dia







Imaginem quantos telejornais, quantos fóruns radiofónicos, quantos Pros e Contras teriam como tema este artigo "Como a austeridade afecta hospitais, militares e escolas em Portugal" no tempo "da outra senhora"

Nem de propósito, a última reflexão de Joaquim Aguiar em "A tragédia do poder":
"A economia é uma ciência social triste, porque trata da afectação de recursos escassos a finalidades alternativas, o que implica a eterna frustração que é a condenação dos que foram expulsos do paraíso. Porque os recursos são escassos, o que se afectar a uma finalidade já não poderá ser aplicado ou desviado para outra.
...
O Estado é o palco em que se projectam estas ilusões - a ilusão de que o poder político pode satisfazer todas as necessidades da sociedade como se os recursos não fossem escassos e isso não implicasse beneficiar uns e prejudicar outros, e a ilusão de que a política, desde que legitimada em eleições, não tem de reconhecer que os recursos são escassos, pelo menos para os que elegeram esse poder.
.
Mas há os que sabem distinguir a ilusão da realidade e capturam o Estado para, invocando o interesse geral, satisfazerem os seus interesses particulares, protegidos pela legitimidade que os iludidos lhes atribuíram. São os que capturam o Estado que mantêm a tragédia em cena, fragilizando a economia e a sociedade, e beneficiando com isso."





Sem comentários: