sexta-feira, setembro 15, 2017

Temos ainda muito trabalho por fazer

"As exportações de moldes ascenderam, em 2016, a 626 milhões de euros e foi a quinta vez consecutiva que bateu recorde, ultrapassando pela primeira vez na sua história a barreira dos 600 milhões. Face a 2010, o resultado representa um crescimento de 92%. Atualmente, Portugal é o terceiro maior produtor europeu e oitavo a nível mundial."

Há tempos, ao auditar um fabricante de moldes, tive um choque. Percebi algo que até então me passava ao lado. Para mim um molde era, basicamente, um bloco composto por peças metálicas. Agora, vejo um molde como algo bem diferente, uma espécie de relojoaria mecânica e digital ou mesmo de computador. A parte metálica está lá mas tem pouca margem e é feita cá em Portugal. A parte do fillet mignon, a parte com as margens generosas, é feita na Suíça e Alemanha. E os clientes, alemães e franceses, especificam que querem os sistemas de injecção do fornecedor A ou os componentes do fornecedor B.

Ou seja, temos ainda muito trabalho por fazer. Seria interessante que curiosos nacionais entrassem neste campeonato do valor acrescentado (sistemas de injecção e acessórios) para complementar o trabalhar do metal.

Trecho retirado de "A resistência da cerâmica à China e a globalização dos moldes"

Sem comentários: