sexta-feira, janeiro 19, 2018

E depois de implementar o sistema de gestão (parte IV)

Parte I e parte II e parte III.

É para avançar com a certificação? Então, há que escolher um organismo de certificação. Que critérios considerar?

Muito mais que o preço.  Quais são os critérios que se podem aplicar ao tomar a decisão de escolher um organismo de certificação?

Claro que o preço é um critério importante. Por isso, é preciso pedir a alguns organismos de certificação as suas propostas e ver o que eles incluem. No entanto, o preço não é tudo - seguem-se algumas outras coisas que podem ser consideradas ao escolher com quem trabalhar:

  • Reputação. Se pretende usar o seu certificado para fins de marketing, provavelmente não quer obter o certificado de um organismo que é conhecido por atribuí-los sem qualquer critério. Convém escolher um organismo de certificação com uma reputação sólida.
  • Exportação. Se sua organização trabalha para, ou privilegia, um mercado externo, pode fazer sentido usar os serviços de um organismo de certificação desse mercado porque será reconhecido pelos seus clientes.
  • Acreditação. Verificar se o organismo de certificação está acreditado pela ISO / IEC 17021 Avaliação de conformidade - Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão
  • Especialização. Se a sua organização é um banco, talvez não seja boa ideia recorrer a um organismo de certificação que até agora tenha certificado apenas empresas industriais. Terão certamente auditores com muita experiência, mas se eles até agora apenas auditaram empresas industriais, terá de perder muito tempo a explicar o bê-à-bá do funcionamento de um banco - resultado, eles estarão a aprender muito mais com a sua organização do que a sua organização com eles .
  • Experiência. Mesmo que você pretenda escolher um auditor com pouca experiência para conseguir a certificação sem dificuldades, a verdade é que é do seu interesse ter um auditor experiente, pois pode obter informações valiosas. Assim, não tenha medo de perguntar quem será o auditor e qual o seu CV e / ou uma lista de empresas que ele já tenha auditado.

Depois de restringir a sua pesquisa a dois ou três organismos de certificação que satisfaçam os seus critérios de qualificação, envie-lhes um pedido de cotação. Eles provavelmente solicitarão que você forneça algumas informações necessárias para lhe dar uma cotação de preços pelos seus serviços. Normalmente, eles querem saber o número de pessoas que trabalham para a organização, querem conhecer o código NACE para a actividade económica da organização, querem saber se a organização tem múltiplas localizações fixas, qual será o âmbito do sistema, se a organização trabalha em turnos e se tem sites temporários onde o trabalho de produção possa ser realizado, como nas obras de construção, por exemplo. Depois de considerar os seus critérios de selecção a sua organização estará em condições de escolher o melhor organismo de certificação para suas necessidades.

Sem comentários: