segunda-feira, novembro 28, 2016

Curiosidade do dia

"Duas pessoas terão morrido esta tarde na sequência da derrocada de parte de um prédio na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, segundo a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT). As vítimas serão os trabalhadores da construção civil que trabalhavam no edifício."
Imagino que estes trabalhadores falecidos tinham famílias  que agora sofrem...

Ainda hoje reencaminharam-me um e-mail de uma empresa sobre o tema da segurança do trabalho.

São chefias que não respeitam as regras, são trabalhadores que rejeitam as regras, são colegas que não censuram os que não seguem as regras...

Quantos trabalhadores do sector virão a conhecer os resultados da investigação a este acidente? Quantos virão a saber o que falhou? Quantas chefias chamarão os seus encarregados e directores de obra e apresentarão este evento e perguntarão: poderia acontecer connosco? o que fazemos hoje que impede a ocorrência de uma desgraça destas? E o que não fazemos e abre a oportunidade para uma desgraça destas?

Não há erro humano!

Quando começam a usar checklists?

Quando começam a estudar estes acidentes e a divulgá-los entre os trabalhadores?

Ficam as famílias e as suas lágrimas.


Trecho retirado de "Dois mortos em derrocada em Lisboa"

O futuro passa seguramente por esta linha

Algo que pode, eventualmente, ajudar a engrossar a onda "Bragança quer ser a fonte de aditivos naturais dos iogurtes às écharpes".
.
Recordo "O repovoamento do interior também passa por isto" e no apostar não na cópia das economias do Porto e Lisboa mas naquilo que é específico da zona e pode ser uma vantagem competitiva para a economia de uma região.

"De tão concentrado no corte dos custos"

Uma outra tendência para o futuro.

Até que ponto as PME podem abdicar dos intermediários e usar a internet e as suas plataformas para chegar directamente ou quase aos consumidores?

Em vez de:
B2B2C ou B2B2B2C
Apostar em:
M2C
Não esquecer os números: 10 para 30 para 90.

O que nos propõe "Manufacturer to Consumer Retail in 3 Trends":
"A recent trend in retail is making waves in the industry. Manufacturer to consumer retail (M2C) is helping new brands enter a competitive space and consumers are adopting it faster than could have been imagined. M2C companies espouse high-quality products at lower prices because they make direct relationships with manufacturers rather than working through the traditional importer to brand to buyer relationships. With the rise of mobile tech for retail, companies in the M2C space are leveraging technology to increase their reach.
...
most M2C companies tailor their products and shopping experiences to women and moms. "In our experience, Mom's have been an incredibly engaged consumer group. By creating social communities for sharing, focusing on the right product mix, and creating intentional customer service initiatives, we've had success connecting with mom's in the M2C space."
.
If you search manufacturer to consumer brands online, you will find that a majority of them serve a female audience. As these trends make it easier for manufacturer to consumer brands to enter the market, it is important to remember that innovation and solving a need in the market are what drive the success of fledgling companies. M2C companies are well positioned to take increasing percentages of market share from traditional brick and mortar retailers."
O retalho tradicional de tão concentrado no corte dos custos, descurando a experiência, coloca-se no campo mais fácil para ser trocado pelo e-commerce.

No entanto, convém fazer bem as contas.

"Por isso, talvez um dia vejamos este tipo de serviço disponibilizado"

Quando, no princípio deste século, trabalhei com várias empresas que fabricavam materiais de construção um dos aspects do sector que mais impressão me fazia era o anonimato. Nesses tempos pré-marcação CE uma empresa podia produzir e colocar no mercado um produto sem qualquer identificação da sua proveniência. Como muitos desses produtos eram distribuídos por armazenistas perdia-se completamente a cadeia de rastreabilidade.

Interrogava-me: não têm orgulho do que produzem? Não o querem mostrar?

Entretanto, quando pensamos nos nichos que a agricultura portuguesa ocupa, o da joalharia, por oposição ao Mar del Plástico, faz todo o sentido ter orgulho do que se faz e de onde se faz.

Por isso, talvez um dia vejamos este tipo de serviço disponibilizado "The Companies Trying To Track Everything We Eat, From Seed To Stomach" para reforçar uma proposta de valor, à semelhança do exemplo da Marbelize:
"The dream, says Cuka, is that consumers at the grocery store will someday be able to scan a QR code on a tuna can and see the photos of the fish at the moment of capture.
Today, when a Marbelize boat hauls in a catch, the captain stands on deck with a computer tablet in hand taking photos that show the species, the dimensions of individual fish, and the abundance of the catch. The photos record the geolocation of the fishing boat, proving the catch was in legal waters. "We can see all of this in real time long before the boat comes in," says Cuka. Formerly hidden operating inefficiencies, he adds, are now becoming obvious."
Por que não pensar em algo similar para as castanhas, ou para as maçãs, ou para as alfaces ou para a manteiga de amêndoa.

Está viva e bem viva (parte II)

Parte I.
"we’re going through a big shift in strategy from strategies of terrain to strategies of trajectory.  ... I made the case that strategies of terrain are increasingly dangerous in times of accelerating change, but I left you hanging in terms of what strategies of trajectory might look like.
.
Most strategies (strategies of terrain) tend to look from the present out to the future. Strategies of trajectory start with a view of the future and work back to the implications for action in the present.
.
Here’s the paradox: strategies of trajectory become more and more essential in times of rapid change and uncertainty, while at the same time becoming more and more difficult.  But that’s exactly what makes strategies of trajectory so valuable. Most of us tend to fall back into our comfort zone and just focus on the present, leaving us vulnerable to the changes just ahead.  Only a few will venture beyond their comfort zone. Those few who craft strategies to focus action today based on an anticipated future that’s quite different from today will be in the best position to reap the rewards of a rapidly changing environment."
Como não recordar o começar pelo fim.

Trecho retirado de "The Big Shift in Strategy - Part 2"

domingo, novembro 27, 2016

Curiosidade do dia


Da próxima vez que ler os textos dos mesmos jornalistas que bajulavam Ricardo Salgado e que agora louvam os resultados do governo da geringonça lembre-se disto:
"A good outcome means we made the right decisions, right? Not so quick. If we were wise we would not judge performance in any field by results (outcome bias).
.
Taleb argues that we should judge people by the costs of the alternative, that is if history played out in another way. These “substitute courses of events are called alternative histories.”
...
One can illustrate the strange concept of alternative histories as follows. Imagine an eccentric (and bored) tycoon offering you $ 10 million to play Russian roulette, i.e., to put a revolver containing one bullet in the six available chambers to your head and pull the trigger. Each realization would count as one history, for a total of six possible histories of equal probabilities. Five out of these six histories would lead to enrichment; one would lead to a statistic, that is, an obituary with an embarrassing (but certainly original) cause of death. The problem is that only one of the histories is observed in reality; and the winner of $ 10 million would elicit the admiration and praise of some fatuous journalist (the very same ones who unconditionally admire the Forbes 500 billionaires).
...
Consider the possibility that the Russian roulette winner would be used as a role model by his family, friends, and neighbors.
.
While the remaining five histories are not observable, the wise and thoughtful person could easily make a guess as to their attributes. It requires some thoughtfulness and personal courage. In addition, in time, if the roulette-betting fool keeps playing the game, the bad histories will tend to catch up with him."
Cuidado com as políticas fragilistas.

Trechos retirados de "Nassim Taleb on the Notion of Alternative Histories"

Irmãos gémeos

Sexta-feira passada de manhã bem cedo li:
"As empresas portuguesas a atuar nos setores de atividade da eletricidade, água e saúde são as mais rentáveis a nível nacional, segundo um relatório divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal. Já as empresas de alojamento e restauração são as que apresentam menores índices de rendibilidade."
Depois, ao fim do dia li "Business Strategies and Competitiveness in Times of Crisis - A Survey on Italian SMEs" de Laura Gavinelli onde encontrei:
"The two most productive sectors are supply of electricity, gas, steam, and air conditioning, and extractives (mining and quarrying). The least productive sectors are other service activities, accommodation, and catering."

Trecho inicial retirado de "Eletricidade, água e saúde são os setores mais rentáveis em Portugal"

Subir preços (parte II)

Parte I.

Como é que uma PME pode aumentar os preços?

Porque existe concorrência, uma PME não pode fazer como os governos que com o monopólio da força impõem o aumento de impostos a seu belo prazer. Uma PME só pode aumentar os seus preços se os seus clientes-alvo reconhecerem que esses preços são uma boa contrapartida pelo valor adicional que experienciam na sua vida.
"There is only one thing that will allow you to successfully compete against lower prices. That one thing is the perception of greater value.
...
The impediment to higher prices is the perception of value. The question is what do you do to justify the higher price that your prospects perceive as something worth paying more to obtain?
...
When the perception of greater value exists, it isn’t difficult to command a higher price. There are two cases when selling a higher price is difficult.
...
When you can’t differentiate why your dream client should pay more, they are right not to pay more.
...
some of your prospects won’t perceive what you do that is different or how it makes a difference as having greater value worth paying more to obtain."
A sua empresa consegue diferenciar a sua oferta?

E os clientes conseguem percepcionar essa diferenciação?

Quem são os clientes-alvo? Quais são as circunstâncias e o JTBD onde essa diferenciação mais se acentua?

Como chega a esses clientes-alvo?

Como comunica?


Trechos retirados de "The Only Way to Sell at a Higher Price Than Your Competitors"

Está viva e bem viva

"The Death of Strategy" é um texto interessante mas com o qual não consigo concordar.
.
Basta pensar nas PME portuguesas.
.
Em 1992 as PME portuguesas viviam no paraíso e a taxa de desemprego rondava os 4,1%. Portugal era a china da Europa antes de haver China, o paraíso da mão-de-obra barata. Quem não se lembra das 4 ou 5 empresas de cablagens automóveis que vieram para cá: Cablesa, Yazaki, UTA, mais os italianos em Viana do Castelo salvo erro, mais ...

Em 2001, com a adesão da China à Organização Mundial do Comércio, o modelo que funcionava para as empresas em Portugal rebentou. As multinacionais foram embora rapidamente e as PME portuguesas do sector transaccionável da economia foram arrasadas. A partir dessa altura a estratégia das PME teve de ser outra, apostar em fugir da arena onde a China entrava, subir na escala de valor, tirar partido da proximidade, tirar partido das pequenas séries, da rapidez, da flexibilidade, da ...
.
Desde essa altura, apesar do aumento da incerteza, apesar da bancarrota, apesar da troika, apesar da geringonça, a estratégia adequada não mudou, repitam comigo: subir na escala de valor, tirar partido da proximidade, tirar partido das pequenas séries, da rapidez, da flexibilidade, da ...
.
E quando as alternativas fáceis, os low-hanging fruits, como as exportações para Angola caíram, a alternativa foi abraçar uma estratégia assente em, repitam comigo: subir na escala de valor, tirar partido da proximidade, tirar partido das pequenas séries, da rapidez, da flexibilidade, da ...
.
E não mudou nada?
.
Mudou a nível táctico (mais um produto, menos um serviço, mais uma geografia, mais uma feira, menos um parceiro, ...)  mas a orientação, o vector estratégico manteve-se
.
Noto algumas correntes e marés que podem voltar a viabilizar versões das estratégias de preço dos anos 80/90 do século passado. A subida dos custos na China está a gerar um regresso da indústria à Europa e também de algum preço.
.
Noto algumas PME que cresceram e podem aceder a um campeonato a nível europeu onde com mão de obra intensiva têm vantagem face a Espanha e Itália basta-lhes aperfeiçoar a organização interna. Preço e flexibilidade não casam bem.
.
Lembrei-me agora de algo que Roger Martin escreveu acerca deste tema "Estratégia em tempos de incerteza".

Subir preços (parte I)

Sabem como aprecio as imperfeições no mercado, como procuro induzir as PME a apostarem na concorrência imperfeita. Se a concorrência é perfeita não há diferenciação, se não há diferenciação a competição é pelo preço. Se a competição é pelo preço uma PME vai ter de praticar preços mais baixos, vai ter de se contentar com rentabilidades mais baixas e, vai correr o risco de erosão mais ou menos violenta da sua base de clientes, porque sempre aparece outro concorrente capaz de baixar o preço mais e mais.
"Competitiveness is closely linked to knowledge of the external environment and of the mechanisms that lead to some imperfections in the market. In efficient markets, which are characterized by perfect competition, the homogeneous distribution of resources and information would not allow any real competitive advantage. On the contrary, the edge of a firm over its rivals emerges when the market is imperfect. To achieve a competitive advantage, a firm must have firm knowledge of its own skills and resources, the environment and the industry in which it operates, and the internal and external sources of competitive advantage. To maintain a competitive edge, a firm must implement mechanisms of isolation (barriers), ensure that resources are not imitable, and develop dynamic capabilities.
Although the probability that a firm will succeed is related to business strategy, there is no magical “right strategy.”[Moi ici: E as estratégias são sempre transientes. O mundo muda e aquilo que funcionava antes deixa de funcionar depois] Different strategies are developed in response to different goals, firms, and competitive contexts."
O que é que a sua empresa faz para, deliberadamente, criar imperfeições no mercado a seu favor? Não estará na altura de nos contactar? Talvez possamos ajudá-la a fazer batota, a criar diferenciação que alavanca uma imperfeição que pode funcionar como vantagem competitiva.

Não é por acaso que assinamos como: Promotores da concorrência imperfeita e dos monopólios informais.

Trecho retirado de "Business Strategies and Competitiveness in Times of Crisis - A Survey on Italian SMEs" de Laura Gavinelli.

sábado, novembro 26, 2016

Curiosidade do dia

Neste dia em que tanta e tanta gente louva a memória de um ditador sanguinário vale a pena reler:
"The Intellectual Yet Idiot is a production of modernity hence has been accelerating since the mid twentieth century, to reach its local supremum today, along with the broad category of people without skin-in-the-game who have been invading many walks of life. Why? Simply, in most countries, the government’s role is between five and ten times what it was a century ago (expressed in percentage of GDP). The IYI seems ubiquitous in our lives but is still a small minority and is rarely seen outside specialized outlets, think tanks, the media, and universities — most people have proper jobs and there are not many openings for the IYI.
...
The IYI pathologizes others for doing things he doesn’t understand without ever realizing it is his understanding that may be limited. He thinks people should act according to their best interests and he knows their interests, particularly if they are “red necks” or English non-crisp-vowel class who voted for Brexit. When plebeians do something that makes sense to them, but not to him, the IYI uses the term “uneducated”. What we generally call participation in the political process, he calls by two distinct designations: “democracy” when it fits the IYI, and “populism” when the plebeians dare voting in a way that contradicts his preferences.
...
The IYI has been wrong, historically, on Stalinism, Maoism, GMOs, Iraq, Libya, Syria, lobotomies, urban planning, low carbohydrate diets, gym machines, behaviorism, transfats, freudianism, portfolio theory, linear regression, Gaussianism, Salafism, dynamic stochastic equilibrium modeling, housing projects, selfish gene, election forecasting models, Bernie Madoff (pre-blowup) and p-values. But he is convinced that his current position is right."
Trechos retirados de "The Intellectual Yet Idiot"

E a sua empresa, também é curiosa?

"And this is my problem with the cognitive sciences and the advice world generally. It’s built on the premise that we are chess masters who make decisions, for good or ill. But when it comes to the really major things we mostly follow our noses. What seems interesting, beautiful, curious and addicting?
.
Have you ever known anybody to turn away from anything they found compulsively engaging?
.
We don’t decide about life; we’re captured by life. In the major spheres, decision-making, when it happens at all, is downstream from curiosity and engagement. If we really want to understand and shape behavior, maybe we should look less at decision-making and more at curiosity. Why are you interested in the things you are interested in? Why are some people zealously seized, manically attentive and compulsively engaged?"
E penso nos fragilistas e nas suas decisões.

Trecho retirado de "Does Decision-Making Matter?"

"despedir é sempre resultado de uma maldade ou de preguiça da gestão" (parte VI)

Parte I, parte IIparte IIIparte IV e parte V.
"The headlines are replete with stories of organizations that have pursued higher volume at the expense of quality. (Think, for instance, of the rough patch Toyota hit in 2007.) Such behavior “confuses fat with muscle, and busy-ness with economic accomplishment,” Peter Drucker wrote.
...
Drucker understood the importance of market standing; if an enterprise commands too tiny a share of a given industry, he warned, it “will eventually become marginal.” Yet he also recognized that there are situations in which being small is what’s most effective.
.
Neither ‘big is better’ nor ‘small is beautiful’ makes much sense,” Drucker explained. “Neither elephant nor mouse nor butterfly is, in itself, ‘better’ or ‘more beautiful.’ Size follows function.”
.
Done right, shrinking can be immensely beneficial. Like a fruit tree that needs to be pruned, some organizations must get smaller in order to grow the right way."
 Ás vezes, encolher é uma condição primeira para mais tarde retomar um trajectória de crescimento mais saudável, mais segura, mais promissora.

Trecho retirado de "Shrinking your way to success"

Papéis de uma estratégia

O papel da estratégia bem resumido:
"Strategy serves as a link between an organization, with its goals and values, resources and skills, structure and organizational systems, and the external environment, with its competitors, customers, and suppliers. At the same time, it is a model or a guideline that gives coherence to the decisions made by the enterprise or the individual.
.
Often, the situation in which the decision-maker makes decisions is characterized by limited rationality and knowledge of the problem and of the existing options.
.
Three main roles can be identified for strategy: it helps to simplify the decision-making process, to set goals, and to coordinate the actions to be undertaken to reach these goals."
Simplifica o processo de tomada de decisão porque enquadra as decisões a tomar permitindo uma resposta intuitiva a uma dinâmica externa.
.
Ajuda a estabelecer objectivos que façam sentido para orientar o caminho para o futuro desejado e para reconhecer que se chegou, ou não, a esse futuro desejado.
.
E coordena as acções a tomar, permitindo coordenar pessoas e recursos através de iniciativas alinhadas que transformam a realidade, que ajudam a formar o mosaico de trade-offs que dificultam a sua cópia.

Trecho retirado de "Business Strategies and Competitiveness in Times of Crisis - A Survey on Italian SMEs" de Laura Gavinelli.

O regresso da indústria à Europa (parte II)

Recordando "O regresso da indústria à Europa"
"É oficial: as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas registaram em 2015 o segundo ano consecutivo de resultados positivos na criação de valor e de emprego e parecem ter colocado um ponto final na crise que atingiu o seu auge em 2012. No ano passado, de acordo com o relatório europeu sobre o estado das PME, o valor acrescentado aumentou 5,2% e o número de novos postos de trabalho cresceu 2,4%.
...
Uma análise detalhada da origem do crescimento do valor acrescentado das PME nacionais mostra essas diferenças. Os sectores que mais contribuíram para o desempenho positivo foram a manufactura e o comércio a retalho (57% do total).
...
A manufactura teve também um peso superior a 30% na criação de emprego líquido em Portugal no ano passado. O que merece uma referência especial no relatório da Comissão Europeia porque Portugal foi o único país fora do bloco de Leste a registar esse desempenho."
Recordar esta Curiosidade do dia e considerar estes números do IEFP:

Comparando o número de desempregados registados em Outubro de 2013 com os registados em Outubro de 2016 temos:

  • O desemprego na "Indústria, energia e água e construção" caiu mais de 43%
  • O desemprego nos "Serviços" caiu pouco mais de 26%


Trechos retirados de "PME portuguesas começam a dar sinais de que o pior já passou"

sexta-feira, novembro 25, 2016

Curiosidade do dia

"Sucessivamente o que temos visto é que a Europa não tem sido uma protecção para os riscos da globalização e, sobretudo no caso da Zona Euro, esta reduziu, em vez de alargar, o campo das soluções".
Elisa Ferreira faz-me recordar "Acerca da destruição criativa":
"The ironic point of Schumpeter’s iconic phrase is this: societies that try to reap the gain of creative destruction without the pain find themselves enduring the pain but not the gain."" 
Gente que sonha com o dia em que toda a economia possa ser tratada como a produção leiteira: metida numa redoma e apaparicada com subsídios ... até à morte.
.
Senhora, siga em frente, saia da torre de marfim e visite a realidade, as vítimas da globalização em Portugal já deram a volta e já estão num outro nível do jogo e a beneficiar do mundo pós-pico da globalização.

Trecho retirado de "Elisa Ferreira: Nem a Europa nem o euro nos protegeram dos riscos da globalização"

As doenças da inovação (parte IV)

Parte Iparte II e parte III.

As inovações zombie:
"Undead. This category of product should never be released, because it comes back to haunt you, like a ghost or zombie. “They come in two varieties: Either they're the wrong answer to the right question; or an answer to a question no one cares about. Either way, you should never have developed these products. Undead failures teach us that some well-intentioned, marvelously engineered new products should never be brought to life,”
...
How to avoid the undead: Undead products happen when proponents wildly overstate customer appeal and don’t segment the customer base effectively. “Had these firms asked customers whether and what they’d be willing to pay for their inventions before drafting the engineering plans, and had they identified the market size by segment and who would be willing to pay the most and the least for it, they would have reformulated their products to meet an acceptable price. Or, finding there is no acceptable price, or that the market size is too small, they would have scrapped the product altogether before they incurred too much financial damage,”"

Para reflexão

“We spend a lot of time teaching leaders what to do. We don’t spend enough time teaching leaders what to stop.”

The first thing to do to attain tomorrow is to slough off yesterday.”

"96% of unhappy #customers don’t complain, however 91% of those will simply leave and never come back."


Roubado no Twitter

Encaixem lá mais isto

Depois de "Encaixem lá mais estes elementos" encontrei:
"Apesar da queda acentuada no mercado angolano, Jorge Monteiro estima que o valor das exportações deste ano seja idêntico ao de 2015 devido ao crescimento em mercados alternativos e ao aumento do preço médio.
.
"Em quase todos os mercados estratégicos estamos a crescer e isso é o que nos tem permitido encontrar mercados alternativos ao de Angola. Isto significa que o setor dos vinhos tem uma resiliência e uma dinâmica bastante elevada, pois não é fácil perder 70 milhões de euros em dois anos num mercado e ir buscá-los a outros", evidenciou."

"as exportações avícolas cresceram dez vezes em valor entre 2005 e 2015"

Ainda acham que é por causa do euro?

Estratégia - as bases que todos os dias se esquecem

Pelos vistos a TAP (aqui e aqui) não é a única, recomendo a leitura de "Quit Chasing Every Customer!":
"United Airlines announced last week a new cheap fare that does not allow ticket holders to carry on any luggage. Their reasoning is they want to attract customers who are now attracted to the ultra low fare airlines like Spirit.
...
Let me call United’s decision what I believe it is… STUPID!
.
United is trying to attract a segment of the flying public they feel they aren’t attracting now.   On the surface it sounds logical, but what they’ve done now is take their basic product and segment it enough to attract everyone.
.
The idea is stupid, because for the increased revenue they might get, they are willing to put all of their other revenue at risk.  We maximize our opportunities when we do what we do best and that means not trying to do it all.
...
We maximize product when we know who our customer is and stick to taking care of them in the best possible manner.
...
How this concept is lost on somebody like United Airlines blows me away. Yes they can do whatever they want, but I’ll say they are risking their core business.  They are thinking they can add a couple of pennies to the bottom line, but fail to realize they risk the dollars they already have."